Os baralhos e materiais desenvolvidos pela Insere Editora potencializam a autodescoberta e o automonitoramento dos pacientes sobre as respostas que desenvolvem para lidar com suas necessidades emocionais. Ah, e não estão restritos à Terapia do Esquema: podem ser utilizados por profissionais de outras abordagens psicoterapêuticas.
Escolher parceiros amorosos pode parecer um mistério, mas muitas vezes seguimos padrões que reforçam nossos esquemas disfuncionais. Pensando nisso, Bruno Cardoso e Kelly Paim idealizaram o Baralho da Química Esquemática, uma ferramenta terapêutica baseada na Terapia do Esquema. Composto por 50 cartas organizadas em quatro conjuntos, ele auxilia terapeutas e pacientes a identificar e transformar esses padrões, promovendo escolhas mais saudáveis e conscientes nos relacionamentos.
Aprofundar-se na Terapia do Esquema exige um olhar atento para seus fundamentos, estratégias de avaliação e técnicas de intervenção. Pensando nisso, este livro reúne conhecimentos essenciais para a prática clínica, oferecendo diretrizes claras para lidar com transtornos de personalidade e outras condições complexas. Com exemplos clínicos detalhados e adaptações voltadas à realidade latino-americana, o autor apresenta um material indispensável para terapeutas que desejam ampliar suas competências dentro do modelo desenvolvido por Jeffrey Young.
O perfeccionismo é um padrão que afeta muitas pessoas e é um tema que, por sua vez, desperta muitas dúvidas e curiosidades. Com isso em mente, desenvolvemos o livro “A resposta não é perfeita”, um guia teórico e prático repleto de estratégias e exercícios para auxiliar na construção de uma vida mais equilibrada.
Este livro pode ser utilizado de forma individual, oferecendo recursos para que qualquer pessoa que sofra com esse padrão possa aplicar no seu dia a dia, ao mesmo tempo em que proporciona segurança e conforto ao longo de um progresso estruturado e sensível às dificuldades pessoais. Para profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras, “A resposta não é perfeita” é um grande aliado no acompanhamento de seus pacientes, capacitando esses profissionais a compreender melhor os padrões de perfeccionismo e a promover formas mais saudáveis e equilibradas de lidar com eles.
Em sua nova edição o Baralho de Necessidades Básicas segue sendo um instrumento projetivo, mas agora, no verso de cada carta, adicionamos as mensagens que são passadas quando aquela necessidade é atendida e quando não é atendida.
Essa nova informação vai potencializar a capacidade avaliativa do instrumento e trazer mais recursos para que o terapeuta possa psicoeducar seus pacientes sobre as necessidades. No livreto, adicionamos uma tabela de equivalência compatível com a nova versão do formulário de conceitualização de caso da ISST.
Além de tudo isso, o Baralho está de cara nova: lindo e super atualizado!
A Assertividade é uma das habilidades sociais mais importantes, seu desenvolvimento, ou não, impacta diretamente na forma como conduzimos nossas vidas. Ao mesmo tempo, tornar-se assertivo é um processo desafiador, e para isso surgiu o Baralho da Assertividade, que busca ajudar terapeutas e pacientes na aquisição e treino da assertividade.
O Baralho da Assertividade, desenvolvido por Marineis Vaes Pinheiro, Gabriela Tomelin Ferreira e Anderson Siqueira Pereira, é uma poderosa ferramenta que utiliza de fichas descritivas para tornar acessível e eficaz o (re)conhecimento, psicoeducação e avaliação dos estilos de comportamento, além de aprimorar habilidades essenciais para a assertividade.