Modos Esquemáticos

Dominando os

Modos Esquemáticos

Estratégias para superar obstáculos terapêuticos

Estratégias para superar obstáculos
 terapêuticos

Descubra como os modos esquemáticos podem transformar sua prática clínica e aprofunde seu conhecimento sobre essa abordagem terapêutica revolucionária.

Trabalhar com modos esquemáticos é a forma mais eficaz de obter resultados em Terapia do Esquema.

A proposta deste curso é explorar as técnicas utilizadas para identificar, entender e trabalhar com os modos esquemáticos, ajudando seus pacientes a lidar de forma mais assertiva com seus padrões disfuncionais.

O que você vai aprender neste curso:

O modelo proposto por Jeffrey

O modelo dos Modos Esquemáticos foi desenvolvido por Jeffrey Young no contato com pacientes graves que tinham dificuldade de internalizar o modelo de Esquemas. Os Modos são um conjunto de esquemas, ou operações de esquemas – adaptativos ou desadaptativos – ativados em um dado momento e o trabalho com eles tem apresentado uma série de vantagens, desde seus primórdios. Não só por atender aos cuidados de pacientes mais graves, mas também pela ampla gama de estratégias que podem ser adotadas ao longo do tratamento. Diante disso, vamos iniciar o curso detalhando esse conceito, passando pela origem do modelo de modos e as atualizações propostas posteriormente. Iremos entender e explorar cada um dos modos, capacitando você a avaliar, psicoeducar e identificar quando cada modo está presente em sessão, para que possa trabalhar de forma efetiva com o seu paciente.

A visão evolucionista da Terapia do Esquema

As emoções como ansiedade, tristeza e solidão estão relacionadas com modo criança vulnerável e o nosso objetivo em TE é cuidar dessa criança por meio da “reparentalização”. No entanto, os modos de enfrentamento desadaptativos podem surgir nesse caminho, como resultado das necessidades emocionais que não foram atendidas ao longo do desenvolvimento, causando problemas na vida atual dos pacientes. Por isso, o curso apresentará uma abordagem sistemática da Terapia do Esquema, relacionando as experiências da infância dos pacientes com o desenvolvimento de padrões desadaptativos, proporcionando uma forma eficaz de obter resultados na terapia.

Quando o modo é ativado

Os desafios enfrentados no consultório estão relacionados aos padrões disfuncionais, tais como comportamento agressivo no atendimento ou desconexão emocional. Neste curso aprenderemos mais sobre quais são os modos e qual a sua função quando eles são ativados. Também maneiras de psicoeducar nossos pacientes, ajudando-os a identificar os gatilhos, as ativações desses modos e as estratégias que podem ser adotadas para que possam responder de forma assertiva a partir do modo Adulto Saudável.

Destravando a estagnação do processo terapêutico
O objetivo final de todo processo psicoterápico é a mudança, mas empecilhos são encontrados nesse percurso e é comum terapeutas sentirem que alguns tratamentos estão “estagnados”. Quando o paciente já tomou consciência de seus modos de funcionamento, de seus gatilhos e do que ele precisa para que a mudança aconteça, entramos de forma mais ativa na etapa da intervenção.

Como a gente gosta de falar: emoção se cura com emoção. No curso falaremos de algumas das ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas com o objetivo de que você potencialize seus resultados através do trabalho com modos: confrontação empática, reparentalização limitada, construção do mapa esquemático, ciclo de modos, aplicação de inventários, técnica de entrevista com o modo, trabalho com cadeiras, entre outros.
Acionando o lado saudável
Trabalhar com as competências de nossos pacientes tem sido uma estratégia muito valiosa, pois todos têm um lado saudável que ajuda a lidar com os desafios do cotidiano. Reconhecer qualidade e forças já desenvolvidas e utilizá-las para auxiliar no tratamento pode ser a chave para grandes mudanças. Nessa parte do curso serão discutidos uma série de comportamentos que podem ajudar a trazer o lado saudável da personalidade quando o paciente vier a enfrentar momentos desafiadores.

Apresentaremos estratégias para autorregulação emocional que permitem lançar mão das suas competências assertivas para lidar com as situações estressantes e ativadoras se seus esquemas.

Saiba como transformar a sua prática clínica e melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes.

Saiba como transformar a

a sua prática clínica e melhorar

a qualidade de vida dos seus

pacientes.

INSCREVA-SE NA LISTA DE ESPERA

Aprimore suas habilidades e ofereça um tratamento mais eficaz e personalizado aos seus pacientes mais desafiadores do contexto clínico.

A Terapia do Esquema é uma abordagem terapêutica que busca identificar e tratar padrões disfuncionais de pensamento, sentimento e comportamento que se desenvolveram ao longo da vida do indivíduo. Sua perspectiva sob o olhar do desenvolvimento nos ajuda a entender a função e a origem desses padrões.

Neste curso, você aprenderá a trabalhar com os modos esquemáticos, que são os estados mentais e emocionais que podem influenciar a forma como uma pessoa lida com situações do cotidiano.

jacqueline leao modos esquematicos-min

JACQUELINE LEÃO
CRP - 15/2022

Psicóloga clínica, terapeuta do esquema certificada pela ISST – International Society of Schema Therapy.

Dúvidas frequentes

O curso fica gravado?

Sim. o curso é gravado e disponibilizado por 30 dias.

Até quando posso fazer minha inscrição?

Temos um número limitado de vagas, então você poderá fazer a sua inscrição enquanto durarem as vagas.

As estratégias que aprenderei no curso podem ser aplicadas em atendimentos online?

Sim! O mundo mudou e a psicologia também. O Insere está atento a isso. Todas as técnicas apresentadas podem ser aplicadas no formato online. Vamos te ensinar como.

O pagamento pode ser parcelado?
Pode sim. Em até 6 vezes, sem juros.

EM BREVE

Dias
Horas
Minutos

Um evento exclusivo pensado para profissionais de saúde, gestores, líderes, empreendedores e todos aqueles que se interessam pelo autoconhecimento.

De 29/08 a 31/08
Em Maceió/AL