Os roteiros são exclusivos e foram desenvolvidos por especialistas com muita experiência clínica. Eles exploram uma variedade de temas fundamentais, incluindo: a técnica de ponte afetiva, reparentalização limitada, fortalecimento do Adulto Saudável, reprocessamento de abusos e traumas, imprevisibilidades, entre outros tópicos essenciais.
Cansado daqueles casos perfeitos que aparecem nos livros, não é? Nós também! Nesse curso você vai desenvolver habilidades e atitudes através da vivência de experiências em situações simuladas. Garimpamos as situações mais relevantes e desafiadoras. As aulas são baseadas em casos reais e que, muito frequentemente, aparecem em nossos consultórios.
Cansado daqueles casos perfeitos que aparecem nos livros, não é? Nós também! Pensando nisso, cada aula é baseada em roteiros cuidadosamente preparados, buscando retratar situações comuns encontradas na prática clínica, permitindo que os participantes pratiquem a aplicação das técnicas de maneira realista.
Além dos role-plays, você tem acesso a vídeos que explicam passo a passo todos os detalhes do que foi retratado na simulação. Mais informação valiosa e conhecimento que faz você se destacar.
Podemos avaliar os esquemas dos pacientes e suas origens de diversas formas. Neste módulo, você aprenderá a realizar essa avaliação através do trabalho de imagem.
A reparentalização limitada é uma habilidade essencial para o terapeuta do esquema. Mas como utilizá-la no trabalho experiencial de imagem com o paciente? Com o caso da Tati, você aprenderá a aplicar essa técnica.
Fortalecer o Adulto Saudável tem sido amplamente discutido na Terapia do Esquema. Com o caso da Ana, você aprenderá a realizar esse trabalho na prática através da imagem mental.
O conceito de “lugar seguro” é parte integrante dos trabalhos de imagem. Mas como proceder quando o paciente não tem esse lugar? Aqui você aprenderá a construir um lugar seguro junto ao paciente.
Trabalhar com traumas e abusos no contexto experiencial pode ser desafiador. É necessário tomar certos cuidados. Neste módulo, vamos demonstrar como realizar essa técnica de forma assertiva e segura para o paciente.
Alguns pacientes têm dificuldade em recordar a infância. Como lidar com esses casos? Através do caso do Mateus, aprenderemos como acessar alguma lembrança da infância.
Nem sempre as sessões acontecem conforme planejado. Na vida real, precisamos lidar com imprevisibilidades. Neste módulo, vamos discutir como manejar essas situações quando elas surgem.
O genograma é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a entender os padrões transgeracionais e a origem dos esquemas. Com o caso da Juliana, vamos aprender a construir um genograma.