O Insere

como tudo começou

o insere

É O LUGAR SEGURO ONDE VOCÊ PODE INSVESTIR EM SUA CARREIRA PROFISSONAL

Foi a partir da percepção da relevância terapêutica da Terapia do Esquema e da necessidade de espaços destinados à discussão, troca de experiências e formação de novos profissionais que nasceu o Insere.

Fundando em 2005 o Insere cresceu junto à paixão de Jacqueline pela TE e a vontade de que a abordagem fosse conhecida por mais pessoas.

A primeira Jornada de Terapia do Esquema no Norte e Nordeste do Brasil, realizado pelo Insere, foi o ponto de partida para o desenvolvimento de seminários, workshops e cursos voltados à teoria e a criação da primeira turma de formação em TE da região, que teve seu início em 2014.

O próximo grande passo dado pelo Insere aconteceu em 2020. Durante a pandemia que afastou tantas pessoas, a essência da TE falou mais forte. Descobrimos que a conexão não tem fronteiras físicas e a força do Insere conseguiu chegar à todos os lugares do mundo! 

Formamos e inserimos no mercado mais de trezentos terapeutas do esquemas muito competentes; através de nossos cursos curtos compartilhamos conhecimento com ética, respeito e afeto; por meio do Insere social ampliamos o alcance da TE no Brasil.

Nós continuamos aprendendo, crescendo e compartilhando nosso conhecimento. Sim! Nós temos muito orgulho da nossa história.

“A TE nos ensina que, pensamento se cura com pensamento e emoção somente se cura com emoção”.

ASPAS

Jacqueline Leão

Fundadora e Diretora do Insere.

Mas, afinal o que é

TERAPIA DO ESQUEMA?

Dono de vasta experiência clínica, Jeffrey Young percebeu que pacientes com transtornos de personalidade não respondiam bem à terapia cognitivo-comportamental. Ficou claro para ele que o sofrimento desses pacientes tinha origem em padrões desadaptativos existentes desde a infância, e que,  para lidar com esses padrões era preciso ir além do que, até aquele momento, a terapia cognitivo-comportamental oferecia. Em busca de uma proposta terapêutica que atendesse as necessidades desses pacientes, Young uniu conhecimentos oriundos da Terapia Cognitiva, da Gestalt e da Psicanálise, com ênfase especial na Teoria do Apego de Jonh Bowlby, para, então, criar a Terapia do Esquema (TE).

A TE disponibiliza ao psicoterapeuta e ao paciente critérios fundamentais para um tratamento eficaz e eficiente: (1) explica o funcionamento do indivíduo e as causas subjacentes dos seus problemas psicológicos; (2) aponta as experiências tóxicas vividas na infância que resultaram em dificuldades na vida adulta; (3) apresenta princípios que são facilmente colocados em prática, com intervenções relevantes, que fazem sentido para o paciente e que ocasionam mudanças cognitivas, comportamentais e emocionais; (4) fornece metodologia e técnicas eficazes para o tratamento dos problemas psicológicos desde sua origem, oportunizando profundas mudanças.

Entendendo o processo evolutivo do paciente podemos identificar os padrões desadaptativos e as suas origens, assim como entender que existem influências genéticas e/ou padrões transgeracionais. O objetivo da Terapia do Esquema é oferecer um caminho seguro e compassivo para a eliminação dos padrões disfuncionais que levam o paciente ao sofrimento e o alcance das necessidades emocionais de maneira saudável e positiva.

Um evento exclusivo pensado para profissionais de saúde, gestores, líderes, empreendedores e todos aqueles que se interessam pelo autoconhecimento.

De 29/08 a 31/08
Em Maceió/AL