A Terapia do Esquema(TE) é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Jeffrey Young, que se baseia na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e integra elementos de várias outras abordagens psicoterapêuticas como Gestalt Terapia, Teoria do Apego, entre outras.
Inicialmente a teoria foi desenvolvida para tratar pacientes que na época eram vistos como “intratáveis, aqueles que tinham o diagnóstico de Transtorno de Personalidade, porém, através da contribuição da Terapia do Esquema, que possibilitou uma compreensão aprofundada do desenvolvimento da personalidade, o modelo tem expandido para outras populações como pacientes ansiosos, depressivos, com transtornos alimentares, abuso de substâncias, assim como terapia de casais e terapia em grupo.
O objetivo principal da TE é identificar e modificar esquemas, que são padrões de pensamento e comportamento profundamente enraizados que geralmente se formam na infância e influenciam a forma como as pessoas percebem e respondem às situações ao longo da vida.
O que são esquemas?
Esquemas são traços de personalidade que se manifestam através de padrões de comportamento e pensamento que influenciam o nosso funcionamento cotidiano. Eles são como as lentes das quais vemos o mundo, as pessoas ao nosso redor e nós mesmos. Alguns esquemas são saudáveis e nos ajudam a nos adaptar ao ambiente. Outros, no entanto, podem ser disfuncionais e causar intenso sofrimento emocional.
Como a terapia do esquema funciona?
A terapia do esquema busca identificar os esquemas disfuncionais que estão contribuindo para o sofrimento do paciente e, em seguida, trabalhar para modificá-los. O terapeuta ajuda o paciente a:
● Reconhecer seus esquemas: Identificar os pensamentos, emoções e comportamentos que fazem parte de cada esquema.
● Entender as origens de seus esquemas: Explorar as experiências da infância e adolescência que contribuíram para a formação desses padrões.
● Desafia seus esquemas: Questionar a validade de seus pensamentos e crenças disfuncionais.
● Conexão Emocional: Processar emoções associadas aos esquemas através de técnicas experiênciais.
● Desenvolver novas formas de pensar e se comportar: Aprender novas habilidades para lidar com situações desafiadoras e construir relacionamentos mais saudáveis.
● Experimentar uma experiência corretiva: através da relação terapêutica, o paciente pode sentir um vínculo seguro
Formação online em Terapia do Esquema
Por que compreender a Terapia do Esquema?
Compreensão do desenvolvimento da personalidade: A terapia do esquema é uma teoria que possibilita uma compreensão aprofundada do desenvolvimento da personalidade, proporcionando ao terapeuta entender como as dificuldades do paciente hoje foram desenvolvidas ao longo da história de vida dele
● Amplo recurso de técnicas: a TE incorporou diversos recursos técnicos de outras abordagens possibilitando ao terapeuta um amplo arsenal terapêutico para intervir em diferentes níveis, seja cognitivo, comportamental, interpessoal, emocional e experiencial.
● Mudanças Efetivas: é comum ouvir alguns pacientes relatarem em outros processos “eu já entendi isso mas não muda como eu me sinto”, e através dessa compreensão aprofundada e a variedade de técnicas, os tratamentos em terapia do esquema são efetivos
● Intervenção na Origem: para além de aliviar sintomas que estão causando sofrimento a vida dos pacientes, a proposta da terapia do esquema é tratar os problemas em sua origem.
Para aprofundar seus conhecimentos a respeito da Terapia do Esquema e sair sentindo-se seguro para aplicar as diferentes técnicas da TE em seu consultório, no Insere temos uma formação inteiramente dedicada a proporcionar segurança e domínio da teoria. Para saber mais, clique aqui: INSERE LINK DA PAGINA DA FORMAÇÃO
Em resumo, a terapia do esquema é uma abordagem terapêutica que busca modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, ajudando as pessoas a viverem vidas mais felizes e saudáveis